Descubra o Pilates... Uma combinação perfeita de treino de força, resistência muscular, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora.

Pilates é uma técnica de exercícios físicos realizada no solo, com ou sem acessórios e em aparelhos específicos criados especialmente para a técnica, onde molas dão resistência ou assistência aos exercícios. A respiração, o trabalho dos músculos do centro de força (abdome, diafragma, paravertebrais e assoalho pélvico), o controle dos exercícios e o equilíbrio entre corpo e mente são características fundamentais do Pilates.
Por ser uma técnica versátil, de baixo impacto que atende a todos os públicos, o Pilates logo chamou a atenção das pessoas da terceira idade, das pessoas com problemas posturais e dores na coluna, pois os exercícios, quando orientados por um profissional qualificado, são realizados de maneira segura, com controle e respeitando os limites de cada indivíduo.
Mas não se engane achando que a prática é exclusiva desse grupo. Como já foi dito, o Pilates é versátil e pode ser praticado por crianças, adolescentes, atletas, mulheres grávidas, pessoas com problemas osteomusculares ou por quem simplesmente quer praticar uma atividade física e ter mais qualidade de vida. Os exercícios têm uma variedade enorme e são direcionados para cada aluno. Podem ser evoluídos e dificultados a medida que o aluno também evolui, por isso a aula pode ser mais leve ou mais pesada dependendo do perfil e necessidades dos praticantes.
Os benefícios do Pilates são muitos. Podemos melhorar a postura, a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal, a respiração, a mobilidade articular além do fortalecimento muscular.
O objetivo da técnica é que o praticante aprenda durante as aulas a identificar e memorizar uma boa postura, a realizar os movimentos corretamente com o mínimo de gasto energético utilizando apenas os músculos necessário para aquele movimento, que aprenda a respirar e a usar a musculatura do abdome para proteger a coluna vertebral e o mais importante: que utilize todos esses recursos no dia a dia, evitando lesões e realizando as atividades diárias com mais facilidade melhorando então a qualidade de vida.
Ao procurar um local que ofereça aulas de Pilates, é muito importante verificar se além de ser formado em Fisioterapia ou Educação Física, o profissional possui um bom curso de formação em Pilates.


Na Fisiotrat as aulas são individuais e orientadas por fisioterapeutas formados pelas maiores referências mundiais em Pilates.


Fisiotrat - Clínica de Fisioterapia

Rua São Paulo, 1540 - Santa Paula - CEP 9541-100 - São Caetano do Sul - São Paulo - SP
Telefone: (11) 4229-6565 - 4227-2773
contato@fisiotrat.com.br